14 de nov. de 2010
14 de set. de 2010
Categorias de Rádio
Ao longo das últimas décadas o rádio sofreu várias mudanças quanto aos aspectos jurídicos, culturais e sociais.
A classificação proposta não pretende ser definitiva nem consensual, mas apenas deseja contribuir para uma visão geral das principais características que definem o sistema de radiodifusão no Brasil.
Cabe ressaltar que o Governo Federal controla o uso das ondas eletromagnéticas, responsabilizando-se por distribuir a concessão que garante a associações ou empresas a autorização para operar uma emissora com os mais variados propósitos entre os quais educar, informar, entreter e mobilizar a sociedade civil.
Educativa
As rádios educativo-culturais funcionam na faixa das rádios comerciais, porém com o intuito de divulgar e veicular conteúdos educativos e culturais. Geralmente pertencem a universidades ou ao governo (as estatais educativo-culturais) e funcionam como difusoras das informações jornalísticas, das produções culturais e do conhecimento científico.
Pública
São rádios mantidas pelo poder público. Predominavam na Europa antes do surgimento das rádios piratas e livres, que insistiram por um uso mais popular do veículo. A Radiobrás, que produz o programa “A Voz do Brasil” é exemplo de rádio controlada pelo governo. Internacionalmente, a emissora pública mais conhecida é a BBC de Londres que apesar de pública também é mantida por “assinantes da rádio”, como na época dos radioamadores.
Livres
Surgiram na Itália em 1975 como resultado do esforço de técnicos apaixonados pelo veículo, que questionavam o monopólio de distribuição das concessões de rádio pelo Governo. Logo depois, o movimento explodiu na Europa e se espalhou para o mundo todo. No Brasil, a rádio livre foi implantada em Sorocaba (interior de São Paulo) quando grupos de jovens montaram pequenas estações móveis de rádios. As emissoras livres ocupam faixas destinadas às rádios comerciais, sem autorização do governo.
Piratas
As rádios piratas surgiram na Inglaterra, financiadas por empresas multinacionais. Com o objetivo de romper o bloqueio estatal das telecomunicações, tais rádios foram montadas em navios ancorados fora das águas territoriais inglesas, nos quais eram hasteadas bandeiras características dos corsários, daí a origem da expressão “rádios piratas”.
Rádios Comunitárias
O principal objetivo das rádios comunitárias é servir à comunidade, constituindo-se em um espaço propício para o exercício da cidadania, por meio da gestão coletiva, participação plural e programação local. No Brasil, a lei que regula o funcionamento das rádios comunitárias foi elaborada em 1998 pelo Congresso, restringindo seu alcance ao raio de no máximo 1000 metros , operando somente na faixa de 87,9Mhz FM. Pode-se dizer que as rádios comunitárias brasileiras, tal qual como concebidas hoje, surgiram a partir do acúmulo das experiências do uso do rádio como instrumento participativo e democrático.
Restritas
As rádios restritas funcionam na faixa de 220Mhz a 270Mhz, não são captadas nos rádios convencionais, pois só podem ser ouvidas em aparelhos ou caixas receptoras “especiais”. Ultimamente têm sido utilizadas com sucesso em algumas escolas que conseguem montar sua própria emissora de rádio transmitindo programas num raio de aproximadamente 100 metros , o suficiente para serem sintonizados no pátio, nas salas de aula, no corredor, na quadra.
Virtual ou Web Rádio
As rádios virtuais são as que podem ser ouvidas pela Internet. É uma modalidade de rádio que tem crescido muito devido a seu baixo custo, comparado à estrutura tecnológica de transmissão de uma emissora comercial. A variedade de recursos propicia formatos de web rádios que podem mesclar fotos e textos com músicas e a disponibilização de arquivos sonoros. Muitas vezes o internauta pode montar sua própria programação ou seleção musical. A principal vantagem da web rádio é que pode ser ouvida em qualquer ponto do planeta.
Comercial
As rádios comerciais são administradas por empresas com fins lucrativos, que se tornam viáveis economicamente por meio da inserção de publicidade em sua programação. A maioria das emissoras no Brasil é comercial, atingindo consideráveis fatias da audiência, com predomínio do entretenimento nas FMs e do jornalismo nas AMs. Muitas destas emissoras, além de atuar regionalmente também formam redes.
Fonte: E-PROINFO
12 de set. de 2010
Puzzles
Puzzles parecem fazer parte da vida humana desde o início da civilização. Uma das primeiras coleções de puzzles foi registrada por volta de 1650 A.C. em um famoso rolo de papiro chamado papiro de Rhind.
Em 1858, Henry Rhind, um escocês de 25 anos, estava visitando o Egito por questões de saúde. Pouco tempo depois, tornou-se um interessado em arqueologia. Um dia enquanto fazia compras em um mercado de Luxor(Sul do Egito), comprou um rolo de papiro, que continha a mais importante fonte de informação sobre a matematica egípcia.
Rhind morreu muito jovem em 1863 e o papiro foi levado para o museu britânico onde permanece até hoje. Arqueologistas decifraram o papiro e descobriram que el foi escrito por um escriba chamado Ahmes. O papiro contém cálculos necessários para a construção a contabilidade e muitos problemas matemáticos em forma de quebra-cabeças.
O interesse dos homens por quebra-cabeças continua até hoje e uma das mais modernas forma de quebra-cabeças é o Sudoku: ["Su"] número e ["Doku"] único. Embora o nome seja japonês, e tenha tornado-se popular no Japão, a origem é europeia e americana.
Por vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.Wikipedia
Aprenda a jogar seguindo este tutorial: Tutorial Sudoku
Jogue Sudoku: Jogar
Outros desafios: Rachacuca
2 de ago. de 2010
Jardinense faz bonito no Mundial de Jiu-jitsu
O atleta Rafael dos Santos conquista o título mundial de Jiu-jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo - CBJJE. realizado no dia 18 de julho de 2010 no Ginásio do Ibirapuera em São Paulo com a participação de mais de 3 mil atletas de todo o mundo.
Rafael foi ouro na faixa roxa adulto galo e foi um dos atletas caririenses que representaram a equipe kimoro nova união do ceará. desta equipe também fizeram parte os juazeirense Yoshinori Morimitsu (Japa) ouro na faixa preta adulto galo e Phillipe Alencar (Salsicha) ficou com o bronze na faixa roxa pluma.
A comunidade jardinense fica feliz e Rafael agradece o apoio e o incentivo recebido de todas as pessoas que participam de sua trajetória esportiva.
22 de jul. de 2010
Creep
[Aberração]
Quando você esteve aqui antes
Nem pude te olhar nos olhos
Você é como um anjo
Sua pele me faz chorar
Você flutua como pluma
Num mundo perfeito
Eu queria ser especial
Você é tão especial
Mas eu sou uma aberração, um esquisito
Que diabos é que eu estou fazendo aqui
Este não é meu lugar
Não me importa se vai doer
Eu quero ter o controle (da situação)
Quero um corpo perfeito
Uma alma perfeita
Quero que você perceba
Quando eu não estou por perto
Porra, você é tão especial
Eu queria ser especial
Mas eu sou uma aberração, um esquisito
Que diabos é que eu estou fazendo aqui
Este não é meu lugar
Ela está indo embora
Esta fugindo
Ela se vai, se vai, ...
O que você quiser para te fazer feliz
O que você quiser
Você é tão especial
Eu queria ser especial
Mas eu sou uma aberração, um esquisito
Que diabos é que eu estou fazendo aqui
Este não é meu lugar
Este não é meu lugar
OBS:
Creep é uma giria
Realmente Creep significa arrastamento.
Na giria é: pessoa que causa arrepios.
Traudução pesquisada em:http://www.vagalume.com.br/radiohead/creep%28traducao%29.html
10 de jul. de 2010
Exposição - 50 anos do CEPA
Cada instante é um momento único, cada momento é um instante mágico, fugaz aos olhos, mas captados pela câmara podem transformar momentos ímpares em um registro para o futuro, como nas fotografias que compõem a exposição dos 50 anos do CEPA.
Enriquecida com verdadeiras relíquias que marcaram a história desse colégio, a exposição aberta ao público no dia 30 de junho a 09 de julho de 2010, se apresenta em 15 espaços distribuídos pelo Auditório Madre Ana Couto, também chamado de Salão Nobre do Centro Educacional Padre Aldemir, onde passado e presente se misturam em fotografias, documentos e aparatos que falam do tempo e das pessoas que fizeram e fazem o espetáculo de sua história.
Entre esses espaços podemos destacar:Homenagem a nossa cidade através de um pequeno, mas expressivo acervo, fotográfico cedido gentilmente pela ex-aluna do CEPA e agora professora da Escola Adauto Bezerra Vilma Barros e do pescador Pedro Gordo, onde podemos contemplar belezas naturais de Jardim
Uma mostra da discoteca que fez muitos de seus ex-alunos encontram em seu íntimo uma volta ao passado, quando se depararam com obras completas de artistas dos anos 60, 70 e 80, entre elas merece destaque especial a obra discográfica de José Menezes, talentoso músico jardinense.
Adentrando por outros espaços da exposição, batemos de frente com verdadeiras relíquias fotográficas do acervo do Sr. Juraci Hilário Barros, tão bem elogiado pelos visitantes.O cantinho geométrico da querida Tia Del, como também o álbum de artes da ex-aluna Raquel Couto, que teve como orientadora a professora (in memória) Delma Lóssio.
No espaço Ciências, mostra do Laboratório do CEPA que recebe o nome de Coronel Daudet, grande farmacêutico jardinense, e fundador da “Pharmácia Daudet” a mais antiga da região do Cariri, fundada em 1897 e até hoje continua servindo a comunidade jardinense. Nesse espaço os visitantes puderam conhecer a história de Coronel Daudet através de sua biografia e de alguns aparelhos de trabalho, e até uma fórmula escrita de medicamento doados ao CEPA pelo seu neto Dr. Giovanni Sampaio. Em visita a exposição a Senhora Zefinha Teles, auxiliar do Coroel Daudet e proprietária da farmácia São José nesta cidade deu explicações detalhadas a respeito da fórmula exposta e da manipulação dos medicamentos.
Chama atenção o espaço Sacro, onde se pode viajar pela história do Padre Marcelino Queiroz de Lima – educador e co-fundador do CEPA e Padre Miguel Coelho vigário por 13 anos em Jardim.
Chama atenção o espaço Sacro, onde se pode viajar pela história do Padre Marcelino Queiroz de Lima – educador e co-fundador do CEPA e Padre Miguel Coelho vigário por 13 anos em Jardim.
Com esta exposição o Centro educacional padre Aldemir quer transmitir a alegria e o prazer através de imagens capturadas ao longo de seus 50 anos de atuação na comunidade jardinense. Assim sendo reflete o sentimento de gratidão de responsabilidade de todos que fazem esta instituição de ensino.
30 de mai. de 2010
1GOAl: Educação para Todos
I Gol pela Educação
A 1GOAL é uma campanha que aproveita o poder do futebol para assegurar que a educação é o legado duradouro do Mundial de Futebol da FIFA 2010. Ao reunir futebolistas e fãs, instituições de solidariedade e organizações por todo o mundo, juntos todos podem exigir aos líderes mundiais para tornarem a educação uma realidade para 72 milhões de crianças até 2015.
O sonho dos idealizadores é garantir que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação até 2015. A meta da iniciativa é atingir um milhão de assinaturas no Brasil, por meio de abaixo-assinado virtual.
Para participar do abaixo assinado virtual acesse o site www.marque1gol.org.br.
Encontre jogadores brasileiros que apoiam esta campanha http://www.join1goal.org/supporters.php?mode=footballers
9 de mai. de 2010
Treinamento para ser um Bom Prefeito
Desafio Jogo Cidade Verde
No Portal Educarede, você encontra o seguinte desafio: ser prefeito, construir e administrar uma cidade, respeitando o meio ambiente e ainda agradar a todos os seus moradores. Será que você consegue?
Clique aqui para ir para o jogo e mostrar que você tem capacidade e sabe como fazer.21 de abr. de 2010
Ix Bienal Internacional do Livro do Ceará
No dia 16 de abril de 2010, 7 horas da manhã, partiram em caravana rumo à Fortaleza em um clima de festa e descontração, 302 participantes, entre professores e alunos das escolas estaduais dos municípios da área de abrangência da 19ª CREDE, além de técnicos desta regional. A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará,teve como tema principal “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”.
A homenageada desta edição foi a escritora cearense Rachel de Queiroz, que completaria 100 anos em 2010 e cujas obras irão nomear espaços montados no local de realização do evento. A Bienal do Ceará reuniu alguns dos principais nomes da literatura mundial e nacional, editoras, livrarias que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação. A caravana da 19ª CREDE ficou hospedada no Porto D'Aldeia Resort, participaram da Bienal no dia 17 abril de 2010, no horário das 09:00 às 11:00.
Cada professor participante teve direito a um CardLivro no valor de R$ 100,00 e cada aluno participante um CardLivro no valor de R$ 50,00 para compra de livros à sua escolha pelos diversos estandes das editoras presentes no evento.
A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates, numa promoção pelo Sindilivros.
Fonte: crede19
E este foi o transporte que sobrou para os professores jardinenses. Um micro desconfortável, sem ar condicionado e sem cortinas.
De Estou aqui |
9 de abr. de 2010
Todo mundo conhece o plástico bolha
Plástico bolha é um tipo de plástico que serve para proteger os produtos ou objetos em transporte. Foi criado por dois engenheiros, Alfred Fielding e Marc Chavannes, em 1957. Como muitas outras inovações, foi acidental: Eles tentavam criar uma plano de fundo de plástico texturizado com o verso em papel que pudesse ser facilmente limpado. O termo é uma marca registrada da Sealed Air Corporation (EUA) que foi fundada em 1960 por estes inventores e teoricamente só pode ser usado pelos produtos desta companhia.
Produzido em filme de polietileno de baixa densidade, com bolhas de ar prensadas, o plástico-bolha é um produto que proporciona excelente proteção aos materiais nele embalados. Outra aplicação largamente utilizada do plástico-bolha é no revestimento de pisos antes da aplicação de carpetes de madeira, proporcionando uma ótima isolação acústica. Este material pode ser também laminado com papel e transformado posteriormente em envelopes, para transporte de produtos frágeis e outros que requeiram cuidados especiais.
Fonte: Wikipedia
O plástico bolha pode ser usado como um passatempo. O fato de estourar as bolhas, apertar as bolhas uma a uma, ouvindo o calmante som "plec", torcer o plástico para estourar o maior número possível de uma vez ou até mesmo pisar em cima, pode ser uma atividade desestressante para muita gente.
A atividade já virou até joguinho. Acalme-se estourando bolhas.
Divirta-se com Estoura bolhas de plástico, Grátis!
www.JogoOnlineGratis.com.br
7 de abr. de 2010
O Nome Google
Ao batizarem o serviço de busca como Google, seus criadores pretendiam um nome que demonstrasse a imensidão da web: Google foi escolhido por causa da expressão googol(lê-se gugol – sua forma de escrita em Portugal). Googol é o Nº 10 elevado a 100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros.
A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.
Fontes: wikipedia
Brasil, Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.
14 de mar. de 2010
3 de mar. de 2010
Vídeo Educativo
Navegar é Preciso
Vídeo encontrado no Zappiens.br, site que disponibiliza vídeos educativos e inéditos em Língua Portuguesa, permitindo a difusão e disseminação de cultura e informação científica e tecnológica. Ideal para professores e alunos pesquisarem.
O vídeo mostra de maneira objetiva o funcionamento da internet com suas vantagens e desvantagens.
1 de fev. de 2010
25 de jan. de 2010
Lápis mais caro do mundo
O lápis mais caro do mundo é de uma coleção da Faber-Castell e custa mais de R$ 23 mil - são 9.000 euros de muito luxo no bom e velho grafite com madeira.
O site alemão da fábrica informa que o instrumento vem com apontador e borracha integrados. Os dois suportes feitos em ouro branco.
Leia a notícia completa AQUI
24 de jan. de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)