12 de set. de 2010

Puzzles


Puzzles parecem fazer parte da vida humana desde o início da civilização. Uma das primeiras coleções de puzzles foi registrada por volta de 1650 A.C. em um  famoso rolo de papiro chamado papiro de Rhind.

Em 1858, Henry Rhind, um escocês de 25 anos, estava visitando o Egito por questões de saúde. Pouco tempo depois,  tornou-se um interessado em arqueologia. Um dia enquanto fazia compras em um mercado de Luxor(Sul do Egito), comprou um rolo de papiro, que continha  a mais importante fonte de informação sobre a matematica egípcia.
Rhind morreu muito jovem em 1863 e o papiro foi levado para o museu britânico onde permanece até hoje. Arqueologistas decifraram o papiro e descobriram que el foi escrito por um escriba chamado Ahmes. O papiro contém cálculos necessários para a construção a  contabilidade e muitos problemas matemáticos em forma de quebra-cabeças.

O interesse dos homens por quebra-cabeças continua até hoje e uma das mais modernas forma de quebra-cabeças é o Sudoku: ["Su"] número  e ["Doku"] único. Embora o nome seja  japonês, e  tenha tornado-se popular no Japão, a origem é europeia e americana.
Por vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização.Wikipedia


Aprenda a jogar seguindo este tutorial: Tutorial Sudoku
Jogue Sudoku: Jogar
Outros desafios: Rachacuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários