7 de abr. de 2010

O Nome Google




Ao batizarem o serviço de busca como Google, seus criadores pretendiam um nome que demonstrasse a imensidão da web: Google foi escolhido por causa da expressão googol(lê-se gugol – sua forma de escrita em Portugal). Googol é o Nº 10 elevado a 100, ou seja, o dígito 1 seguido de cem zeros.
A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso. O matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol". Mais tarde, Kasner definiu um número ainda maior: o googolplex.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.




Fontes: wikipedia
Brasil, Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários