22 de jan de 2009

Novas Regras Gramaticais

1º de janeiro de 2009, entrou em vigor no Brasil o acordo ortográfico assinado pelas nações pertencentes a CPLP - Comunidade de países de Língua Portuguesa. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guné-Bissau , Moçambique, Portugal, São Tomé, Timor Leste e Príncipe. Com a unificação ortográfica, as regras só valem para a língua escrita, a peculiaridade da fala de cada povo permanece.


No Brasil a norma ortográfica atual e a que entra em vigor, poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.


A reforma ortográfica prevê mudanças na Língua Portuguesa, como o fim do trema, a supressão de consoantes mudas, novas regras para o emprego do hífem, inclusão das letras W, K e Y ao idioma, além de novas regras de acentuação.


Uma tabela trazendo regras gramaticais de acordo com a reforma ortográfica, já se encontra disponível em: Educação.uol e muitas outras dicas de escrita já segundo as normas regras. Por exemplo: “benfeito” substitui “bem-feito, e benquerer substitui bem-querer . Veja dicas aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários