Em 2007 houve um aumento alarmante do número de focos no município, principalmente na zona urbana, no distrito de Novo Horizonte e Engenho D’água, mas com empenho, trabalhando em parceria com a Equipe Saúde da Família e com o apoio da Secretaria de Saúde, e colaboração da comunidade, os Agentes das Endemias conseguiram reverter a situação e o número de focos baixou consideravelmente.É notório informar que em Jardim nenhum caso de dengue foi registrado, apenas alguns casos isolados de Dengue Importada (caso em que a contaminação acontece fora do município).
Com o apoio e receptividade da comunidade, merece destaque o trabalho realizado pela equipe responsável pela mobilização social, formada por Ana Cristina, Aleide Rodrigues e Antonio Fernando na atuação do trabalho especial de informação e conscientização que se traduz por meio das seguintes ações:
Palestras educativas e de prevenção nas escolas;
Pequenas palestras em salas de espera do hospital, postos de saúde, associações de moradores e outros centros;
Informações por meio de eventos religiosos;
Passeatas e panfletagens;
Entrevistas e repasses de informações nas rádios locais;
E agora a interessante ação de substituir faixas pela a pintura e frases nos muros das creches, escolas e outros para alertar a população.
A preocupação em combater a dengue, deve ir além do Governo, deve alcançar as pessoas e as instituições preocupadas com a saúde pública. A mobilização social só acontece quando há envolvimento ativo de toda a comunidade.
Para saber mais sobre o trabalho dos Agentes das Endemias, procure a Sala de Mobilização Social, no Centro de Saúde (antiga Unidade Mista de Saúde) localizada na Avenida Wilson Roriz.
Para saber mais sobre saúde pública visite: Portal saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seus comentários