3 de jul. de 2008

Saúde Pública em Jardim

O Trabalho dos Agentes de Endemias



Dentro do trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, os agentes jardinenses desenvolvem constantemente um trabalho de inspeção, tratamento dos depósitos e educação sanitária, realizando LITs (levantamento de Índices e Tratamento) por todo o município, principalmente nas localidades onde já foram encontrados focos do Aedes Aegypti.
Em 2007 houve um aumento alarmante do número de focos no município, principalmente na zona urbana, no distrito de Novo Horizonte e Engenho D’água, mas com empenho, trabalhando em parceria com a Equipe Saúde da Família e com o apoio da Secretaria de Saúde, e colaboração da comunidade, os Agentes das Endemias conseguiram reverter a situação e o número de focos baixou consideravelmente.É notório informar que em Jardim nenhum caso de dengue foi registrado, apenas alguns casos isolados de Dengue Importada (caso em que a contaminação acontece fora do município).
A equipe formada por 15 agentes divididos por campanhas, apesar dos poucos recursos, trabalham constantemente para garantir a eficácia do trabalho que é de extrema importância para a população.
Com o apoio e receptividade da comunidade, merece destaque o trabalho realizado pela equipe responsável pela mobilização social, formada por Ana Cristina, Aleide Rodrigues e Antonio Fernando na atuação do trabalho especial de informação e conscientização que se traduz por meio das seguintes ações:

Palestras educativas e de prevenção nas escolas;
Pequenas palestras em salas de espera do hospital, postos de saúde, associações de moradores e outros centros;
Informações por meio de eventos religiosos;
Passeatas e panfletagens;
Entrevistas e repasses de informações nas rádios locais;
E agora a interessante ação de substituir faixas pela a pintura e frases nos muros das creches, escolas e outros para alertar a população.








A preocupação em combater a dengue, deve ir além do Governo, deve alcançar as pessoas e as instituições preocupadas com a saúde pública. A mobilização social só acontece quando há envolvimento ativo de toda a comunidade.

Para saber mais sobre o trabalho dos Agentes das Endemias, procure a Sala de Mobilização Social, no Centro de Saúde (antiga Unidade Mista de Saúde) localizada na Avenida Wilson Roriz.

Para saber mais sobre saúde pública visite: Portal saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários