16 de jun. de 2008

Dia Mundial e nacional do Combate ao Trabalho Infantil

Neste dia 12 de junho, aconteceu uma caminhada cívica pelas ruas da nossa cidade em virtude do Dia Mundial e nacional do Combate ao Trabalho Infantil, com o objetivo de sensibilizar toda a sociedade que a educação é a resposta certa contra o Trabalho Infantil.
O evento teve a coordenação geral da jovem Secretária de Ação e assistência social, Gildete Leite Ferreira, num trabalho de parceria com outras secretarias do município e com as escolas: Senador Carlos Jereissati e E.E.F.M. Dr. Romão Sampaio.
A erradicação do Trabalho Infantil não é só um ponto de honra para o país, mas também para todos os municípios brasileiros. Combater essa forma extrema de violação dos direitos das crianças e adolescentes, é também uma das grandes prioridades no município de Jardim.
Erradicar o Trabalho Infantil no município não se trata de tarefa fácil, porém é na articulação das políticas públicas, dividindo a nossa responsabilidade enquanto Governo com a Sociedade Civil, é que poderemos oportunizar para todos a vivência de uma cidadania plena.

A Prefeitura Municipal de Jardim, através da Secretaria de Ação Social, tem a missão de atender os segmentos mais excluídos da população vítima do abandono, pobreza e exclusão social. Em dezembro de 2001, o município de Jardim foi contemplado com o Programa Federal PETI Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil. Destacamos como um dos objetivos principais do PETI, o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola. Eis porque as atividades são norteadas por três eixos básicos: Educação (escola) Jornada Ampliada e Família. A educação para a cidadania é o eixo central de todo o trabalho desenvolvido.
O PETI, desde a sua implantação indo além dos inúmeros desafios, se propõe a ser a voz e o canto da esperança fortalecendo a criatividade, a auto-estima, a dignidade, a cidadania, colocando-se pois de encontro a prerrogativa de Jesus cristo que diz: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E TENHAM EM ABUNDÂNCIA”

Texto da professora Maria da Glória Severo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários