5 de jan de 2013

Respiração Diafragmática

Vivemos na sociedade da informação e graças a internet,o podemos converter essas informações em conhecimentos. É a aprendizagem acontecendo como uma atividade continuada ao longo da vida.

Através da internet, nossa vida melhora sempre que precisamos buscar algo, seja entretenimento, estudar, conhecer pessoas e fazer amigos, visitar museus, conhecer lugares distantes, fazer leituras interessantes e uma série de coisa.

Hoje, pesquisando sobre respiração diafragmática, encontrei neste site: Operação Metamorfose as seguintes informações para treinar a RESPIRAÇÃO PROFUNDA.

A respiração correta é um dos passos para conseguir relaxar. Muitos de nós respiramos de maneira errada e ineficiente. Vamos descobrir como respiramos: * Sente de forma confortável na cadeira.
* Feche os olhos.
* Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito.
* Respire normalmente e observe se sua respiração é rápida ou lenta.
* Observe também qual mão sobe mais, a direita ou a esquerda.
* Abra os olhos. O que observou?

A respiração é superficial quando é dominante na parte superior do tórax. A respiração abdominal é mais completa, profunda e lenta. Também deve se gastar mais tempo soltando o ar do que o trazendo para dentro. Agora vamos tentar respirar corretamente:

1. Inspire lentamente pelas narinas, contando até 3.
2. Prenda a respiração também contando até 3.
3. Expire lentamente pela boca, contando até 6.
* Ao inspirar faça com que o ar passe pelo diafragma e encha o abdômen.
* Mantenha por 3 segundos inflado dessa maneira.
* Ao eliminar o ar, faça com que o abdômen vá se encolhendo cada vez mais, até que fique totalmente esvaziado.

Repita essa forma de respirar por 5 ou 6 vezes seguidas. Ela produzirá uma redução na ansiedade. Treinar esse tipo de respiração, algumas vezes ao dia, ajuda a estar com pleno domínio da técnica em momentos ansiosos.

E para complementar o que venho treinando, encontrei também este vídeo, que ilustra muito bem a respiração diafragmática. Para mim, bastante útil, por isso que estou gardando aqui no meu blog.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários