31 de ago. de 2012

Homenagem do Google para Maria Montessori

Com uma página mostrando desenhos de objetos pedagógicos, o Google homenageia Maria Montessori, a primeira mulher a se formar em medicina na Itália em 1896. Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, no norte da Itália, filha única de um casal de classe média e foi pioneira no campo pedagógico ao dar mais ênfase à auto-educação do aluno do que ao papel do professor como fonte de conhecimento. "Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições", Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". A filosofia e os métodos elaborados pela médica italiana procuram desenvolver o potencial criativo desde a primeira infância, associando-o à vontade de aprender - conceito que ela considerava inerente a todos os seres humanos.

Leia mais em educarparacrescer.com.br

28 de ago. de 2012

Receita caseira para limpar a pele

 
É desejo de toda mulher ter a pele limpa e hidratada, mas nem todas podem frequentar um centro de estética e beleza. Então uma receite caseira e simples é sempre bem vinda. Mas só funciona se você não tiver regiões inflamadas, muitas marcas e manchas.
No site www.dicionariofeminino.com.br ,encontrei e testei essa bem simples. Após o procedimento ficamos com a sensação de limpeza e leveza.
  1. 1 Lave o rosto com água morna, para auxiliar na abertura dos poros e facilitar a remoção das células mortas e da sujeira superficial.
  2. 2 Faça uma sauna facial. Utilize ervas como a camomila, alecrim ou hortelã e faça uma infusão com a água quente. Coloque uma toalha sobre o seu rosto e se aproxime do vapor dessa infusão de forma que o calor se concentre na sua pele. Mantenha uma distância mínima de 45 centímetros para não queimar a sua pele e fique aproximadamente cinco minutos.
  3.   3 Depois da sauna facial, você pode optar por um esfoliante para limpar ainda mais o seu rosto. Aplique o produto na pele e faça movimentos circulares por três minutos. Se a sua pele for muito oleosa permaneça por apenas um minuto, pois o produto pode acelerar a produção das células sebáceas e aumentar a oleosidade no rosto.
  4. 4 Depois use um algodão e água mineral ou loção tônica para limpar a sua pele. Utilize o algodão e não diretamente as pontas dos dedos para espremer, delicadamente, os cravos que estiverem fáceis de serem removidos por inteiro. Em seguida, lave o rosto com água e sabonete neutro para dar início ao tratamento.
  5. 5 O próximo passo é a utilização de uma máscara para hidratar e finalizar a limpeza. Nesse caso, você pode optar por comprar um produto pronto no mercado ou fazer uma receita caseira. Se você não tiver um bom produto, segue a receita caseira:
  • uma gema de ovo
  • uma colher de mel
  • meia colher de farinha de trigo
  • meio copo de iogurte natual
Misture tudo até formar uma pasta. Aplique no rosto com algodão, espere 20 minutos e retire o produto. O ideal que a limpeza seja feita uma vez ao mês para não agredir demais a pele. Por isso, tenha alguns cuidados diários para facilitar o tratamento do seu rosto.
 
Como tratar da pele do seu rosto, é reponsabilidade sua.

2 de ago. de 2012

Características do Bom Professor


Perfil do Professor Ideal

    1. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
    2. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
    3. Conhece as didáticas das disciplinas.
    4. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
    5. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
    6. Seleciona recursos de aprendizagem de acordo com os objetivos de aprendizagem e as características de seus alunos.
    7. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
    8. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
    9. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
    10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
    11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
    12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
    13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.
    14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
    15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
    16. Avalia e monitora a compreensão dos conteúdos.
    17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
    18. Trabalha em equipe.
    19. Possui informação atualizada sobre as responsabilidades de sua profissão.
    20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.
Fonte: revistaescola.abril.com.br