8 de dez. de 2011

Homenagem Google

Hoje, 8 de dezembro de 2011, Doodle do Google para comemorar o 125º aniversário de Diego Rivera[1].

Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera (Guanajuato, 8 de dezembro de 1886 - San Ángel, 24 de novembro de 1957), de origem judaica, foi um dos maiores pintores mexicanos.

Diego Rivera estudou na Academia de Bellas Artes de San Carlos, na Cidade do México, partindo para a Europa, beneficiado por uma bolsa de estudo, onde ficou de 1907 até 1921. Esta experiência enriqueceu-o muito em termos artísticos, pois teve contacto com vários pintores da época, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e o arquiteto catalão Antoni Gaudí, que influenciaram a sua obra.

Começou a trabalhar num ateliê em Madri, Espanha. Nessa época conhece sua primeira esposa: a pintora russa Angelina Beloff. Com ela, Diego teve um filho. Logo depois, ela falece.

Juntamente com José Clemente Orozco e David Siqueiros criou o movimento muralista muralístico mexicano. Eles acreditavam que só mesmo o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante séculos de opressão estrangeira e de espoliação por parte das oligarquias nacionais, culturalmente voltadas para a metrópole espanhola.

Assim como os outros muralistas, considerava a pintura de cavalete burguesa, pois na maior parte dos casos as telas ficavam confinadas em coleções particulares.

Ao longo de sua vida, criou mais de 2 mil quadros, 5 mil desenhos e cerca de 4 mil metros quadrados de pintura mural. iniciou uma fase de gigantescos murais que contavam a historia politica e social do México, mostrando a vida e o trabalho do povo mexicano, seus heróis, a terra, as lutas contra as injustiças, as inspirações e aspirações. Em 1929 casou-se com a pintora mexicana Frida Kahlo,a qual pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam ter sido envenenada por uma das amantes de Diego Rivera. Foi pai de 6 filhos que teve com a irmã de sua esposa, Cristina, que foi amante dele muitos anos. Engravidou Frida diversas vezes mais por conta de um acidente que ela sofreu sempre perdia os bebês.

Em 1930 Rivera foi para os Estados Unidos onde permaneceu por 4 anos e lá também pintou vários murais.

Rivera era ateu. Seu mural Sonhos de um Domingo na Alameda retratava Ignacio Ramírez segurando um cartaz que dizia: "Deus não existe". Este trabalho causou um furor, mas Rivera se recusou a retirar a inscrição. A pintura não foi mostrada por 9 anos. Depois de Rivera concordar em retirar a inscrição, ele declarou: "Para afirmar" 'Deus não existe ', eu não tenho que me esconder atrás de Don Ignacio Ramírez, eu sou ateu e eu considero as religiões como uma forma de neurose coletiva ".


Fonte: Wikipedia

5 de dez. de 2011

Concurso de Clipes - Oswaldo Montenegro

Oswaldo Montenegro, cantor e compositor da MPB, lançou em seu site oficial o “Concurso de Clipes Oswaldo Montenegro”, onde os fãs terão a oportunidade de criar um clipe com uma das novas músicas do artista “Eu quero ser feliz agora”, e concorrer a prêmios.

O Concurso de Clipes Oswaldo Montenegro, vai distribuir trinta (30) mil reais em prêmios, e terá duas categorias: Melhor Clipe segundo Juri Oficial e Clipe com maior acesso no Youtube.

Juri oficial:
Rodrigo Fonseca - crítico de cinema
Paulo Mendonça - diretor geral do Canal Brasil
Paulo Fontenelle - >diretor de cinema e TV
Jorge Brennand Jr - documentarista
Paloma Duarte - atriz
Ulysses Machado - compositor
Site Oficial do Concurso: oswaldomontenegro.com.br

30 de nov. de 2011

Doodle - Mark Twain




Mark Twain, humorista, escritor, e conferencista norte-americano, pseudônimo de Samuel Langhorne Clemens, primeiro grande escritor do oeste dos Estados Unidos que exerceu grande influência sobre todos os escritores que se esforçaram por "descobrir a América" através de suas paisagens, das peculiaridades de seu povo e de seu folclore.

Clemens passou a infância às margens do rio Mississipi. Perdeu o pai aos 12 anos quando começou a trabalhar para ajudar nas despesas de casa. Foi entregador, escriturário e ajudante. Aos 13 anos tornou-se aprendiz de tipografia, e depois, trabalhando como impressor, viajou por diversos estados. Aprendeu navegação no rio Mississipi tornando-se piloto fluvial. Nessa época começou a escrever textos de humor e adotou o pseudônimo de Mark Twain, termo usado pelos barqueiros, que significa "duas marcas" na verificação da profundidade dos rios.

Depois participou da Guerra Civil, como confederado. Após o conflito, foi para o Oeste (Nevada) onde viveu com seu irmão. Passou a escrever para o jornal da cidade de Virginia. Foi jornalista e conquistou o público com o conto "A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras", publicado em 1865. Dois anos depois, Twain visitou a França, a Itália e a Palestina, recolhendo material para o seu livro "The Innocents Abroad" (1869), que estabeleceu a sua reputação de humorista. Twain se casou com Olívia Langdon em 1870 e se fixou em Hartford, Connecticut.

Dois anos mais tarde publicou "Roughing It", e em 1873 "The Gilded Age". Em 1876 saiu a primeira das suas grandes obras, "As aventuras de Tom Sawyer", romance baseado nas experiências da adolescência do autor no rio Mississipi. No livro seguinte, "A Tramp Abroad" (1880) o autor visitou a Europa, regressando com "Vida no Mississipi"(1883). A obra-prima da carreira literária de Twain, "As aventuras de Huckleberry Finn", foi publicada em 1884.

O livro, que parecia só uma obra para jovens, constituía na realidade uma fábula da América que se urbanizava e industrializava enfrentando o sonho de uma vida na liberdade da natureza. "Huck" representava muitas das aspirações da sociedade americana, com as quais o público facilmente se identificou. O romance estabeleceu definitivamente Twain como um dos grandes humoristas da literatura mundial. Outras obras do autor: "O Príncipe e o Mendigo", "Um ianque na corte do rei Artur" (1889), "A tragédia de Pudd'nhead Wilson"(1894) e "Joana D`Arc (1896).

A década de 1890 foi marcada por dificuldades financeiras e nos últimos anos a caricatura burlesca deu lugar a um pessimismo satírico. A dimensão irônica do mundo e em particular do sonho americano revelaram um retrato americano em toda a sua materialidade.

Fonte da pesquisa: educacao.uol.com.br

28 de nov. de 2011

"Um excelente educador não e um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender."
Augusto Cury*
Diferenças entre bons professores e professore fascinantes
  • Bons professores são eloqüentes, professores fascinantes conhecem o que está por detrás das palavras.
  • Bons professores possuem metodologia, professores fascinantes possuem sensibilidade.
  • Bons professores educam a inteligência lógica, professores fascinantes educam a emoção.
  • Bons professores usam a memória como deposito de informações, professores fascinantes usam-na como suporte da arte de pensar.
  • Bons professores são mestres temporários, professores fascinantes são mestres inesquecíveis.
  • Bons professores corrigem comportamentos, professores fascinantes ajudam a resolver conflitos em sala de aula.
  • Bons professores educam para uma profissão, professores fascinantes educam para a vida.

Augusto Cury

8 de nov. de 2011

II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude

Aconteceu no dia 14 de outubro, no Jardim Social Clube, a II Conferência  Municipal de Políticas Públicas de Juventude com o objetivo de fortalecer, junto à sociedade e aos poderes públicos, o conceito de juventude como um segmento populacional que possui demandas, direitos e necessidades específicas em relação ao conjunto da população, como a ideia de que a garantia desses direitos requer políticas e investimentos públicos dirigidos.

O evento contou com a participação dos órgãos  governamentais do município, sindicatos, e representantes das escolas estaduais e municipais e foi organizado por Valéria Temóteo e Sinoel Soares da Secretaria Municipal de Cultura.


O aluno da EEM Dr. Romão Sampaio, Jhonattas Alves Moreira, eleito delegado municipal, juntamente com outros (Beatriz Cavalcante, George Jefferson, Sinoel e Juciane) representaram nossa Jardim, e foi eleito Delegado Nacional na II Conferência Estadual de Juventude realizada pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Gabinete do Governador (COJUV) que aconteceu em Fortaleza, no Hotel Vila Galé, nos dias 4, 5 e 6 de novembro.

A conferência teve como tema central “Juventude e Desenvolvimento” que será o elemento conceitual para a construção do Sistema Estadual de Políticas Públicas de Juventude (Estatuto Estadual da Juventude)

O objetivo da Conferência foi unificar as propostas levantadas  nas etapas municipais territoriais com o intuito de elaborar diretrizes para a construção da política estadual de juventude.

O resumo das propostas discutidas em todas as etapas será encaminhado para a II Conferência Nacional de Juventude que acontecerá em Brasília nos dias 09 a 12 de dezembro. Onde Jhonattas, pelo empenho, competência e determinação, com certeza terá uma boa participação.


7 de nov. de 2011

Doodle do Google para Marie Cure


Seguindo a já tradicional maneira de homenagear fatos e pessoas históricas, O Google , nesta segunda feira 07/11/2011, presta homenagem ao 144º aniversário de Marie Cure , primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel da História.

Marie Cure nasceu na Polonia com o nome de Maria Skodowska Curie(18867 – 1934). Um dos nomes mais importantes da ciência juntamente com seu marido, o professor de física Pierre Curie.


Ela ganhou o prêmio Nobel em 1903, inclusive foi a primeira mulher a conseguir esta façanha. Esse mérito foi em virtude de seus estudos sobre radioatividade, em 1911 recebeu outro prêmio pela descoberta dos elementos Polônio e Rádio.
Marie Curie conseguiu se destacar como pesquisadora numa época em que as universidades eram de domínio masculino, foi a partir do seu trabalho que surgiu um enorme interesse pelos fenômenos radioativos e foi nessa época também que começaram a se desenvolver de fato.
O trabalho não foi fácil: o local de trabalho de Marie Curie era um laboratório improvisado em um galpão, cujo telhado tinha goteiras e o chão era terra pura, com instrumentos antigos, sem nenhuma sofisticação. Mas nem por isso as pesquisas desta cientista fracassaram, pelo contrário, levaram a identificação de três diferentes tipos de emissão radioativa - mais tarde chamados de alfa, beta e gama. Foi ela também que criou o termo radioatividade.
Marie Curie faleceu em 1934, depois de muitos problemas de saúde, provavelmente em razão da contínua exposição à radiação. Mas com certeza sua vida não foi em vão, graças a ela hoje a radioatividade é usada amplamente: uso na radioterapia, raios x, radiação de alimentos (para conservá-los), dentre muitas outras utilidades. Inclusive as doses de radiação utilizadas em tratamentos são chamadas de micro-curies.

O elemento de número atômico 96 da tabela periódica, de símbolo Cm, foi nomeado de Curio em homenagem a Marie e Pierre Curie. Essa brilhante cientista deixou uma frase: “Nada na vida é para ser temido. É tudo para ser somente entendido”.


Fonte: Brasil Escola



21 de out. de 2011

Quem foi Mary Blair?


 



Doodle do Google para o 100° aniverário de Mary Blair,  uma artista americana,  que foi destaque na produção de arte e animação para a Walt Disney Company, desenho de arte conceitual de filmes como Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Canção do Sul e Cinderella. 
Mary Blair também criou projetos de caráter permanente para atrações como Disneyland, o fiesta cena em El Rio del Tiempo no México pavilhão no Epcot’s World Showcase e um enorme mosaico dentro da Disney Contemporary Resort.
Vários de seus livros infantis ilustrados da década de 1950 permanecem em impressão, como I Can Fly by Ruth Krauss. Blair foi homenageada como uma lenda da Disney em 1991.
Mary Blair morreu de hemorragia cerebral em 26 de julho de 1978.
Enquanto a arte que criou fora de sua associação com a Disney e seu trabalho como ilustradora não é amplamente conhecida do público, o design de Mary Blair, sua cor ousada e inovadora ainda serve como uma inspiração para muitos dos designers, animadores e ilustradores de hoje.

Fonte da informação: Wikipedia

5 de set. de 2011

Doodle do Google para Freddie mercury


Freddie Mercury completaria hoje 65 anos

O Google está homenageando nesta segunda-feira (5) o cantor britânico Farrokh Bulsara, conhecido mundialmente pelo nome de Freddie Mercury. Hoje, o vocalista do grupo Queen estaria completando 65 anos.

Para o aniversário de um dos músicos mais importantes da história do rock, o Doodle é uma colagem animada de 100 segundos, o mais longo da história do Google. O responsável pela criação foi Brian May, que escreveu várias músicas para a banda, como “We Will Rock You.”

Freddie Mercury foi uma dos primeiros artistas que falava abertamente e assumia a sua homossexualidade, porém, escondeu dos seus fãs sobre ser soropositivo. Acredita-se que ele teria sido diagnostico em 1987. O cantor morreu no da 24 de novembro de 1991, na sua casa em Kensigtons, na Inglaterra, aos 45 anos.


Fonte: http://www.noticiasbr.com.br

24 de jul. de 2011

Rico ou Pobre?

KKKKKKKK..... Qual a minha posição social no mundo?

Rich List - Aplicativo que simula quão rico você é, mostrando sua posição social na lista das pessoas mais ricas do mundo. O site está em inglês, mas nada que o tradutor Google não resolva. É sua chance de descobri quantas pessoas tem mais dinheiro que você no mundo. Clique aqui e descubra a sua também, a minha não é nada favorável.


I'm the 1,488,503,335 richest person on earth!


Discover how rich you are! >>


8 de jul. de 2011

No Answers

Thursday - No Answers by Epitaph Records

Can you feel it in the dead of night?
It's all around but can't be seen.
Can you hear it in the parking lot?
It only speaks when spoken to.
Can you find it in the marathon?
The more you take the more you leave.
Can you see them in a pane of glass?
You know them but they don't know you.
I can see it now:
What gets lost but never found?
What could fasten two,
Yet only touches one?
Who could make it hurt,
As much as it did before?
(You could tie a string
Around the place where it used to show.)

I can hear the ocean when I say your name..
In the yellow hem of the sea's blue skirt.
You're the last asleep on a one-way train..
It's been eight years if it's been a day.
You can see her in a pane of glass..
You think you know her but you don't.
You share a family but you don't share a name..
Some things run deeper than blood.

No answers. No answers when you're not around


3 de jul. de 2011

Mapa mental do projeto

Atividade desenvolvida no Curso Elaboração de Projetos. Para o fazer o mapa mental do projeto, utilizei o software freeMind

25 de jun. de 2011

Letramento Digital

Letramento digital é a capacidade que a pessoa tem de apropriar-se de forma plena dos recursos tecnológicos e saber como utilizá-los, para conectar-se ao mundo e assim garantir sua cidadania eletrônica.
O vídeo abaixo fala em inovações tecnólogicas, da invenção à utilização e a incorporação das mesmas na educação.

28 de mai. de 2011

Meu Eu Lírico


No site Educar para Crescer, indicado por uma amiga, fiz o teste  "Que poema de Fernando pessoa é você?".  Desenvolvido por Fernando Segolin, professor de Literatura  e Crítica Literária da PUC-SP"
Segundo o teste sou:  Ricardo Reis e Álvaro de Campos
Ricardo Reis é o poeta clássico, de formação católica rígida e monarquista. Entre os heterônimos, tem o temperamento mais “certinho”. Sua poesia transpira fatalismo, de quem se sente marcado pelo fado antes mesmo do nascer. Por isso, acredita Reis, o melhor a fazer é aceitar o que acontece e levar a vida sem grandes alegrias, nem tristezas, evitando as paixões, porque elas passam e causam sofrimento.

Álvaro de Campos, cosmopolita, trilíngue (inglês e francês, além do português natal), alma andarilha, é o oposto de Caeiro. Gosta das máquinas e engrenagens e das sensações da grande cidade – esse é o seu lado eufórico. Mas também é o heterônimo de Pessoa que mais se desiludiu com a própria poesia, admitindo que tudo o que escreveu não passou de palavras, ilusão.

Sou os seguintes poemas:


Boca Roxa e Sim, Ricardo Reis
“Bocas roxas de vinho,
Testas brancas sob rosas,
Nus, brancos antebraços
Deixados sobre a mesa;

Tal seja, Lídia, o quadro
Em que fiquemos, mudos,
Eternamente inscritos
Na consciência dos deuses.

Antes isto que a vida
Como os homens a vivem
Cheia da negra poeira
Que erguem das estradas.

Só os deuses socorrem
Com seu exemplo aqueles
Que nada mais pretendem
Que ir no rio das coisas.
(“Bocas Roxas”, 08/1915)

e

“Sim, sei bem
Que nunca serei alguém.
Sei de sobra
Que nunca terei uma obra.
Sei, enfim,
Que nunca saberei de mim.
Sim, mas agora,
Enquanto dura esta hora,
Este luar, estes ramos,
Esta paz em que estamos,
Deixem-me crer
O que nunca poderei ser.”
(“Sim”; 07/1931)


Apontamento, Álvaro de Campos
“A minha alma partiu-se como um vaso vazio.
Caiu pela escada excessivamente abaixo.
Caiu das mãos da criada descuidada.
Caiu, fez-se em mais pedaços do que havia loiça no vaso.

Asneira? Impossível? Sei lá!
Tenho mais sensações do que tinha quando me sentia eu.
Sou um espalhamento de cacos sobre um capacho por sacudir.

Fiz barulho na queda como um vaso que se partia.
Os deuses que há debruçam-se do parapeito da escada.
E fitam os cacos que a criada deles fez de mim.

Não se zanguem com ela.
São tolerantes com ela.
O que era eu um vaso vazio?

Olham os cacos absurdamente conscientes,
Mas conscientes de si mesmo, não conscientes deles.
Olham e sorriem.
Sorriem tolerantes à criada involuntária.

Alastra a grande escadaria atapetada de estrelas.
Um caco brilha, virado do exterior lustroso, entre os astros.
A minha obra? A minha alma principal? A minha vida?
Um caco.
E os deuses olham-o especialmente, pois não sabem por que ficou ali.
(“Apontamento”; 1929)

Para saber mais sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos, leia a entrevista com Fernando Segolin, professor de Pós-Graduação de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP e “pessoano” por excelência


26 de mai. de 2011

Minha mãe tomou Aclasta

Aclasta


O que Aclasta?
O Aclasta é uma solução para aplicação intravenosa  5mg/100mL  acondicionada em frascos plásticos, pronta para uso,  estéril, límpida e sem cor. Pertence a uma classe de medicamentos denominada bisfosfonatos e é utilizado para:
  • tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril e para aumentar a densidade mineral óssea;
  • prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa;
  • tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose;
  • tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticóides;
  • prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa;
  • tratamento da doença de Paget do osso.



 Cuidados especiais
O  seu médico precisa saber:
  • quais os medicamentos  que a pessoa  está tomando;
  • se  tem ou teve  algum problema nos rins;
  • se apresenta  deficiência de cálcio ou vitamina D;
  • se  teve  uma ou mais glândulas paratireóides ou a tireóide cirurgicamente removidas.
  • se teve partes do intestino removidas
  • se  tem  dor, inchaço ou dormência na região da mandíbula ou perda de dentes
  • se está sob tratamento odontológico ou será submetido a uma cirurgia odontológica.
Aclasta pertence à categoria  de risco C (o medicamento não apresenta estudos em mulheres. Em animais ocorreram efeitos adversos no embrião tais como alterações teratogênicasnão  - wikipedia), portanto não deve ser utilizado por mulheres grávidas e também não é recomendado para pessoas menores de 18 anos

A aplicação intravenosa de Aclasta para o tratamento de osteoporose, foi  recomenda  por um  endrognologista . Antes do uso do medicamento, foi necessário tomar suplemento de Cálcio e Vitamina D por um mês e  está bem hidratada no dia D da aplicação.
A  aplicação  do medicamento  durou 25 minutos e,  entre as muitas reações adversas mais comuns que constam na bula do medicamento como: febre, calafrios, dor, mal-estar, tontura, náusea, dor nas costas entre muitas outras incomuns e outras tantas raras, que devem ser advertidas pelo médico e que constam na bula, a única reação  foi o aparecimento de febre após  20 horas da aplicação, controlada com Paracetamol
É um medicamento  um pouco caro e não é vendido em farmácias.
Para consegui-lo pelo SUS, é necessário  procurar  a  Justiça ou então  ter um pistolão muito forte em alguma Secretaria de Saúde. Se optar por comprar,  uma boa saída é cadastrar-se no site da NOVARTIS  e fazer um cadastro informando  dados do paciente e do médico ou então pelo telefone 0800 888 3003.  Você  receberá um  bom desconto e  a indicação  para contactar o revendedor mais próximo de sua  residência, as formas de pagamento e o recebimento.


10 de abr. de 2011

Imagine




Imagine there's no heaven

It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky


Imagine all the people
Living for today


Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too


Imagine all the people
Living life in peace

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one

Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man

Imagine all the people
Sharing all the world

You may say, I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will live as one

Link da Letra:  vagalume

20 de mar. de 2011

Pesquisa Qwiki

Usando a palavra Brazil, como termo de pesquisa na enciclopédia multimídia Qwiki, encontrei o seguinte trecho, narrado em inglês. Brasil, é o quinto país do mundo, tanto pela área geográfica quanto pela população com mais de 190 milhões de pessoas. É o unico pais das Américas onde se fala a Língua Portuguesa e o maior país lusofono do mundo. Banhado pelo Oceano Atlântico ao leste, tem um litoral com mais de 7491 km. Tem a oitava maior economia do mundo em PIB nominal e a sétima maior pela paridade do poder de compra. Brasil é um dos mais rápidos do mundo em crescimento econômico.As reformas económicas deram ao país novo reconhecimento internacional.



View Brazil and over 3,000,000 other topics on Qwiki.

1 de mar. de 2011

TV Escola - Atividade Interdisciplinar

Baseado no documentário PIERRE AUGUSTE RENOIR, episódio da série OS IMPRESSIONISTAS, uma equipe de professores elaborou uma proposta de atividade interdisciplinar, envolvendo conteúdos de História, Artes Visuais e Música. Indicado para alunos do 2º Ano do ensino médio, o projeto tem como título: Arte como Possibilidade: Diálogos de Renoir com o seu Tempo.
A atividade encontra-se no site da TV Escola na série de programas Sala do professor




Renoir é, sem dúvida alguma, um dos mais famosos pintores de todos os tempos. Ele afirmava que a vida já é repleta de muitas coisas tristes e desagradáveis e, portanto, procurava sempre realizar trabalhos que retratassem o belo e aquilo que o deixava feliz. As cenas registradas por seus pincéis mágicos sempre mostram o lado agradável, a felicidade e a paz. Talvez por isso tenha sido um dos pintores mais populares do seu tempo.

Renoir pintou mais de 3 mil quadros que hoje enfeitam museus e galerias, além de residências no mundo inteiro. Sem dúvida é um dos artistas mais conhecidos e apreciados. Por que isso? Talvez pela sua maneira de procurar sempre retratar o que é bonito e agradável e deixar os problemas e as coisa feias para o universo do mundo real. Para o seu mundo de artista Renoir levava unicamente o que lhe fazia bem aos olhos e a alma. Por isso é fácil gostar de sua arte: não precisa ser interpretada ou lida de modo intelectualizado e nem confrontada com princípios ou idéias. Sem ser revolucionário e sem radicalizar contra qualquer conceito, Renoir firmou-se por uma aceitação quase universal. A sua idéia não era exatamente retratar a realidade, mas a maneira como essa realidade lhe causava uma impressão no instante dado. Junto com outros, como Monet que era seu principal amigo, criou assim a escola impressionista, em Paris, no final do século XIX.

Nos últimos 20 anos de sua vida, Renoir sofreu cada vez mais intensamente de artrite e não conseguia segurar o pincel para executar a sua paixão de pintar. Longe de deixar-se vencer, o artista mandava que lhe amarrassem os pincéis no braço e continuou pintando assim mesmo, até a morte. A sua determinação em continuar demonstra uma firmeza de caráter e significa também uma declaração de amor à pintura e a arte. Todos os obstáculos precisavam ser vencidos, desde que continuasse pintando. E assim foi, até o fim, quando nasceu para a eternidade. O pintor nasceu em 1841 e viveu até 1919, pouco depois de terminada a primeira guerra mundial. Ficou conhecido como "O Pintor da Vida".

Fonte da pesquisa: http://www.cyberartes.com.br

19 de jan. de 2011

Velha história

velha historia

Depois de atravessar muitos caminhos
Um homem chegou a uma estrada clara e  extensa
Cheia de calma e luz.
O homem caminhou pela estrada afora
Ouvindo a voz dos pássaros e recebendo a luz forte do sol                                                                       
Com o peito cheio de cantos e a boca farta de risos.
O homem caminhou dias e  dias pela estrada longa
Que se perdia na planície uniforme.
Caminhou dias e dias...
Os últimos pássaros voaram
Só o sol ficava
O sol forte que lhe queimava a fronte pálida.
Depois de muito tempo ele se lembrou de procurar uma fonte                                                                             
Mas o sol tinha secado todas as fontes.
Ele prescutou o horizonte
E viu que a estrada ia além de todas as coisas.
Ele prescutou o céu
E não viu nenhuma nuvem.

E o homem se lembrou dos outros caminhos.
Eram difíceis mas a água cantava em todas as fonte
Eram íngremes, mas as flores embalsamavam o ar puro
Os pés sangravam na pedra, mas a arvore amiga velava o sono
Lá havia tempestade e havia bonança
Havia sombra e havia luz.

O homem olhou por um  momento a estrada clara e deserta
Olhou longamente para dentro de si 

E voltou.

                            Vinícius de Morais   

 Página  33 do livro O Caminho para a Distância (1933), disponível em  http://www.brasiliana.usp.br/

2 de jan. de 2011

Unbreak My Heart

 
Unbreak My Heart
Toni Braxton

Don't leave me in all this pain
Don't leave me out in the rain
Come back and bring back my smile
Come and take these tears away
I need your arms to hold me now
The nights are so unkind
Bring back those nights when I held you beside me

Un-break my heart
Say you'll love me again
Un-do this hurt you caused
When you walked out the door
And walked outta my life
Un-cry these tears
I cried so many nights
Un-break my heart, my heart

Take back that sad word good-bye
Bring back the joy to my life
Don't leave me here with these tears
Come and kiss this pain away
I can't forget the day you left
Time is so unkind
And life is so cruel without you here beside me

Ohh, oh
Don't leave me in all this pain
Don't leave me out in the rain
Bring back the nights when I held you beside me

Un-break my
Un-break my heart, oh baby
Come back and say you love me
Un-break my heart
Sweet darling
Without you I just can't go on
Can't go on


http://www.vagalume.com.br