5 de ago. de 2009

Dia Nacional da Saúde

Promoção da Saúde é o nome dado ao processo de capacitação da Comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Neste sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.
(Brasil(2001,p.19) Carta de Ottawa (1986)



Para comemorar o Dia Nacional da Saúde, a Secretaria de Saúde de Jardim - Ce, com o objetivo de mobilizar a comunidade para fornecer informações sobre os serviços de saúde oferecidos em nosso município, promoveu neste dia 05/08/2009, uma série de atividades em prol do bem-estar.



Na Praça Barbosa de Freitas, um grande equipe com profissionais de saúde como: médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, agentes de endemias, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta educacional, educador físico e nutricionista, desenvolveram as seguintes atividades: verificação de PA, teste de glicemia, panfletagem, trabalhos educativos de higiene bucal(aplicações de flúor e noções de escovação), informes técnicos nas várias áreas de saúde, verificação do IMC (Índice de Massa Corporal), Informações sobre as equipes de saúde da família e equipes de Saúde Bucal, CAPS e NASF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários