20 de dez de 2008

A Inserção da Tecnologia na sala de aula

Internet e Educação
“Nem tudo que está na Internet merece atenção. O problema é que as informações de qualidade aparecem misturadas com as descartáveis”.

Sendo assim, pedir que os alunos simplesmente pesquisem na Internet , é uma atitude que pouca ajuda os alunos a buscarem conhecimentos de forma construtiva.
É necessário o professor entender essa realidade e buscar caminhos para desenvolver atividades que ajudem ao aluno, a buscar e construir seus conhecimentos.

Uma proposta de atividade para usar os recursos da Inernet de forma criativa e instigadora são as Webquests e as Webgincanas.

A Escola Dr. Romão Sampaio em Jardim, apesar das dificuldades, no uso do computador como ferramenta pedagógica, tem procurado desenvolver atividades desse tipo.

O que é uma Webgincana?
É um modelo criativo de uso educacional da Internet. Ela ajuda o professor a organizar ambientes lúdicos para a busca de informação. O modelo aproveita de modo eficiente a riqueza informativa da rede mundial de computadores e é uma boa ferramenta de tecnologia educacional.

Para conhecer uma proposta de Webgincana, criada por nossa escola, clique aqui.

O que é uma Webquest?
É uma proposta educativa de trabalho que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web, visando a aprendizagem.
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Em geral, uma webquest é uma página Web, com uma série de perguntas e uma lista de sites elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.

Para conhecer nossa proposta de Webquest clique aqui
Para entender melhor o assunto clique aqui





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários