O suco de uva vem, cada vez mais, popularizando-se no Brasil. O que poucos sabem é que no ramo de bebidas de frutas, certas coisas devem ser levadas em consideração.
Primeiramente, é necessário estar claro a diferença entre suco, néctar e refresco. Apesar de alguns acharem que é puro marketing, o nome do produto mostra exatamente o que tem dentro da embalagem. Essa nomenclatura é exigida por lei para que o consumidor saiba, exatamente, o que está comprando.
Enquanto o suco contém 100% de fruta em sua composição, o néctar e o refresco podem conter uma quantidade considerável de água, que podem variar de 50% a 70% - ou seja, quando você compra uma caixa de néctar de uva, no mercado, você está levando um produto que contém, na verdade, apenas 50% de fruta. O resto se divide em água e compostos químicos para conservar o produto.
O suco de uva 100% é diferente. Ele está na concentração natural da fruta e não tem adição de açúcar. E o melhor: o custo desse produto não é tão maior do que um produto industrializado com tantos compostos. Além de tudo isso, traz benefícios à saúde. A uva tem, naturalmente, arginina: um aminoácido que melhora a pressão arterial. Contém, também, glutamina, que ajuda a regular o intestino. Esses dois compostos, juntos, ainda ajudam a proteger o corpo de várias doenças. A uva também faz bem para a pele, retardando o envelhecimento. E, apesar de mais calórica que uma versão light industrial, por ser integral e natural e livre de aditivos químicos e conservantes, o suco ingerido não inflama as células e nem deixa o metabolismo mais lento – aspectos que ajudam a ganhar gordura.
Em suma, o suco de uva 100% é um dos melhores produtos, hoje, no mercado. E, agora que você já sabe o tanto de benefício que ele tem, que tal replicar para todos?